sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Top 10 (Medo de avião)

Apesar de ser considerado um dos meios de transporte mais seguros em todo o mundo, andar de avião ainda causa medo em milhares e milhares de pessoas. Dia destes conversava com amigos sobre o tema e parei para pensar: como o cinema contribui para aumentar esta fobia. Comecei a tentar recordar filmes que se passaram em pleno voo  lembrar dos melhores títulos do gênero. E percebi que Hollywood se aproveita bem deste medo, para criar obras de todos os tipos. Como se já não bastasse a fobia de estar voando, em um local fechado, com pessoas desconhecidas, o cinema traz novos elementos a este conhecido medo. Desde os famigerados terroristas, até cobras venenosas, diversos recursos foram utilizados para criar sustos, e conseqüentemente, medo de voar no espectador. Então vamos conhecer os 10 filmes que mais trouxeram medo de andar de avião. 




10º Lugar (Turbulência)

“Este foi um dos primeiros filmes que vi, com censura elevada, no cinema. Acho que até por isto, tenho boas recordações dele. Em Turbulência, um voo que tinha tudo para ser perfeito, em plena véspera de Natal, acaba se tornando um pesadelo, quando um serial killer, interpretado por Ray Liotta, assume o controle do avião. Como se não bastasse o psicopata a bordo, os pilotos são mortos durante o voo e o avião ainda passa por uma tempestade de nível 6, nada mais, nada menos, do que a pior possível. Apesar dos muitos clichês, o filme de 1997 é agradável. Tanto que acabou gerando algumas sequências, bem piores que o original.”


9º Lugar (Con Air – Rota de Fuga)

"Imagine você viajar em um avião com os piores criminoso dos EUA reunidos. E que no meio desta viagem, apesar de toda a segurança, eles tomassem o controle da aeronave, restando apenas a um homem, que pegava “carona” no voo  a chance de recuperar o controle do avião. Pois bem, esta é a sinopse de Con Air, longa dirigido por Simon West que conta com grande elenco e muitos clichês. Trazendo Nicolas Cage como protagonista, o filme ainda escala nomes de peso como John Cusak, John Malkovic, Steve Buscemi, Danny Trejo e Ving Himes. Com muita ação, Con Air é um filme extremamente divertido, que explora bem os medos em pleno voo.”

8º Lugar (Serpentes a Bordo)


“Um dos últimos filmes trash a fazer sucesso em todo o mundo, Serpentes a Bordo consegue trazer um novo inimigo aos medrosos de plantão: as cobras venenosas. Não sei de onde partiu esta ideia no mínimo curiosa, mas é inegável que o resultado é eficiente. Apesar dos efeitos visuais dignos do gênero, é interessante ver os bichos peçonhentos em pleno ar. Na trama, que traz o ótimo Samuel L Jackson no elenco, um chefe da máfia resolve infiltrar cobras venenosas afim de matar um testemunha. Repleto de humor negro, e cheio de boas sacadas, apesar dos inúmeros clichês, Serpentes a Bordo é um daqueles filmes despretensiosos que agradam. Pior para aqueles que tem medo de voar. Felizmente, cobras não é algo muito comum de se encontrar em pleno voo.”


7º Lugar (Plano de voo)

“Se seres peçonhentos não são nada fáceis de se encontra em um avião, um medo bastante recorrente é que algo suma em pleno voo  É normal desembarcar em um aeroporto, e ver que suas bagagens não chegaram ou que foram parar em outro voo  Até ai tudo bem, nada a temer. O problema é quando sua filha some durante a viagem. Esta é a trama de Plano de voo  um eficiente suspense protagonizado por Jodie Foster. Com uma trama bem desenvolvida, o filme mostra o desespero de uma mãe ao ver seu filho desaparecer. Além disto, o longa consegue mostrar como pode ser grande uma avião. “


6º Lugar (Força Aérea um)

“Wolfgang Petersen sabe muito bem conduzir filmes em lugares pequenos. O diretor alemão já fez filmes em barcos, Posseidon e Mar em Fúria, em submarinos, O Barco - Inferno no Mar, e claro, em aviões, como o eficiente Força Aérea 1. Se nem o avião do presidente dos EUA é um lugar seguro, imagine qual será. Escalando o ex-Indiana Jones Harrison Ford como presidente, o filme mostra terroristas russos liderados por Gary Oldman, tomando o avião presidencial e levando perigo a família do presidente. No melhor estilo exército de um homem só, Ford parte então numa jornada solitária para derrotar os indesejáveis invasores. Prepare-se para muita ação em pleno voo, neste que se não é uma grande obra, pelo menos garante a diversão.”

5º Lugar (Apertem os Cintos o piloto sumiu)

“Quem disse que não podemos rir das fobias dos outros? Foi com este pensamento que o diretores David e Jerry Zucker fizeram uma das comédias mais divertidas sobre o tema e um dos grandes clássicos da sessão da tarde. Depois dos medos de tempestade, sequestro  ataques terroristas, da perda de alguma coisa e de cobras, Apertem os cintos o Piloto Sumiu traz um medo no mínimo inusitado: que os pilotos venham a sumir em pleno voo  Na verdade, os pilotos não somem, mas passam mal em função de comida estragada. Este sim é um perigoso problema. Resta então a um ex-combatente do Vietnã a missão de pousar em segurança o avião. Com esta hilária sinopse, o filme é repleto de situações absurdas e extremamente engraçadas, fazendo uma abordagem inusitada sobre o medo de voar.”


4º Lugar (Vôo Noturno)

“Sabendo o medo que o avião pode provocar no espectador, um dos mestres do terror, o diretor Wes Craven também nos brindou com a sua versão sobre o gênero. Trata-se de Voo Noturno, um eficiente suspense com Cillian Murphy e Rachel McAdams como protagonistas. Explorando o medo do desconhecido, Craven mostra uma trama envolvente que ganha rumo surpreendente quando uma jovem conhece um rapaz em um voo  Papo vai, papo vem, com seu charme o homem conquista a confiança da moça. O problema, é que ele não é quem parece ser. O que seria uma viagem tranquila  passa a então a provocar altas doses de tensão no espectador. Um dos suspenses mais eficientes sobre o tema”.

3º Lugar (Duro de Matar 2)

“A noite de natal é uma das mais cheias nos aeroportos. Nesta data, milhares de vôos se espalham pelo mundo. Imagine se nesta data, um terrorista decidisse fazer um atentado no maior aeroporto da cidade. E para piorar, a sua esposa estivesse em um dos aviões sequestrados pelos vilões. Esta é a trama do ótimo Duro de Matar 2, mais um dos filmes de ação a explorar o medo de aviões. Trazendo as novas peripécias do policial John Mclane, Duro de Matar 2 explora bem todo o universo por volta de uma viagem, não só se fixando na aeronave. Além disto, tem Bruce Willis no auge de sua forma, chutando a bunda de alguns terroristas.”


2º Lugar (Vôo United 93)

“Um dos episódios que mais assustaram o mundo nos últimos anos foi o atentado de 11 de setembro. Ali, a maior potência armada do mundo tomou um duro golpe que vitimou inocentes e mostrou que ninguém estava seguro. Este atentado trouxe medo durante muitos anos, á todos os passageiros, e até os dias de hoje, ainda existem pessoas que se sintam inseguras em viagens aéreas. Como não podia deixar de ser, o cinema resolveu contar esta trágica história. O resultado foi o ótimo Voo United 93, sem dúvidas o melhor filme sobre o tema. Mostrando a angústia dos passageiros que tiveram seu voo sequestrado, e a heroica tentativa deles de parar o ataque, a história foi muito bem recriada pelo diretor Paul Greengrass. É impossível não se sentir tenso com toda a situação apresentada. Expressando realidade como poucos filmes conseguiram, Voo United 93 provoca medo, mesmo sem ser um filme de terror.”

1º Lugar (Vivos)



“Quando você entra em um avião, sem dúvidas, o maior medo é que ele venha a cair, ou sofrer algum acidente. Vivos! mostra, porém, que nem sempre sobreviver à uma queda de avião é o melhor negócio. O longa, narra a trágica história de um time de Rugby que ficou preso no frio da cordilheira dos Andes após a queda de seu avião. Um dos filmes mais chocantes que já vi, principalmente pelo que os passageiros precisam passar para sobreviver. Dirigido por Frank Marshall, o filme é desesperador, angustiante, enfim adjetivos que não desejaria para nenhuma pessoa.”

Não gostou da lista. Achou que algum filme bom ficou de fora. Deixe seu comentário abaixo e boa viagem !!!!!!!

7 comentários:

Amanda Aouad disse...

Colocar "Apertem os cintos o piloto sumiu" foi ótimo, hehe.

Bo, tem Passageiros, o filme não tem um bom resultado, mas a inteção é boa.

bjs

thicarvalho disse...

Amanda não vi ainda este Passageiros. Vou procurara assistir... Apertem os Cintos é ótimo mesmo. Grande abraço.

Unknown disse...

O único que eu já vi foi vou noturno e é muito bom.

Unknown disse...

Eu lembro de um filme de comédia que sequestraram o avião com crianças, adolescentes, só não lembro o nome

Unknown disse...

Eu lembro de um filme de comédia que sequestraram o avião com crianças, adolescentes, só não lembro o nome

thicarvalho disse...

Talvez seja o próprio Apertem os Cintos. Teve uma continuação. Não lembro de outro do gênero. Valeu pela visita.

Unknown disse...

Sim também estou procurando esse filme .,, janencontou ?